terça-feira, 25 de maio de 2010

Sintra recebe congresso mundial sobre alterações climáticas no próximo ano

A vila de Sintra vai receber, no próximo ano, o XI Congresso da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), que vai debater os desafios que as alterações climáticas colocam aos sítios e monumentos classificados pela UNESCO.

O tema do congresso, agendado para 8 a 11 de Novembro de 2011, será As Cidades Património Mundial e as Alterações Climáticas. A coordenação científica é de Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e responsável pelo projecto SIAM - Climate Change in Portugal. O físico liderou a elaboração do Plano Estratégico do Concelho de Sintra face às Alterações Climáticas, cuja primeira fase foi já apresentada.

O presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, salienta que a vila portuguesa venceu a candidatura para acolher o congresso após um empate com Varsóvia. A iniciativa incluirá dois seminários: um para autarcas dos sítios classificados e outro para jornalistas dos respectivos países. "Uma classificação de património mundial é um estatuto que não se pode perder", alerta o autarca, numa alusão às vantagens da distinção pela UNESCO, que aumenta porém a responsabilidade política. Sintra é das paisagens ameaçadas pelas alterações climáticas, pelo seu valioso património botânico, mas atenta igualmente à prevenção de fogos e nos riscos da "massificação turística".

Fernando Seara defende a necessidade da "compatibilização entre a memória e o desenvolvimento" e de se salvaguardar "as especificidades de cada lugar para proteger a sua identidade". A OCPM integra 227 cidades classificadas pela UNESCO.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário