Um petroleiro e um cargueiro chocaram hoje de manhã ao largo da costa de Singapura, provocando um derrame de 2500 toneladas de petróleo.
Segundo a Autoridade Portuária e Marítima de Singapura a mancha atinge quatro quilómetros de comprimento e um de largura, ameaçando a costa oriental da ilha. O derrame está a ser limpo por equipas de emergência que estão a aspirar o crude.
Vinte navios da Singapura e de Malta participam na limpeza das águas, enquanto 200 pessoas estão prontas a intervir se o manto alcançar a costa. A limpeza vai ser feita através de dispersantes para fraccionar o petróleo, permitindo a sua aspiração.
O petroleiro foi rebocado para o porto de Changi, em Singapura, para ser reparado. O cargueiro continua no local do acidente.
Segundo a empresa Oil Spill Response Singapore, especializada em intervir quando se dão derrames de petróleo, uma parte importante do composto poderá “simplesmente evaporar-se” devido ao calor tropical.
O porto de Singapura, um dos mais concorridos do mundo, não está a ser afectado pelas operações, explicou a autoridade marítima.
Fonte: AFP
0 comentários:
Enviar um comentário