quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acidente suspende recolha de crude no golfo do México


A cúpula que recolhe parte da fuga de petróleo do poço da BP teve ontem de ser retirada, provavelmente devido a uma fuga de gases. O crude estava a sair livremente. Ontem também, morreram dois operários envolvidos nas operações de emergência, num incidente não relacionado.

Um veículo submarino operado remotamente "tocou numa das válvulas" da cúpula, aumentando a pressão interna, disse o comandante Thad Allen da Guarda Costeira, citado pela AFP, tentando explicar a origem do problema.

Na melhor das hipóteses, a cúpula seria reinstalada durante a madrugada portuguesa. Até ser inspeccionada a mistura de gases que dali saía, e solucionada a avaria, apenas funciona o outro sistema de recolha de petróleo, que implica a sua queima no navio Q4000, dizia a BP.

Quanto às duas mortes, uma terá resultado de um acidente numa piscina, e outra foi de um piloto de um barco envolvido nas operações de limpeza do crude, precisou o almirante Allen, sem mais detalhes.

Em Londres, a direcção da BP anunciou que o norte-americano Robert Dudley passou a comandar as operações do grupo contra a maré negra causada pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, substituindo Tony Hayward.

Fonte; Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário