O concelho da Amadora, onde vivem mais de 175 mil habitantes, foi galardoado pelo terceiro ano consecutivo com a Bandeira Verde. Este galardão que resulta do Projeto ECOXXI que visa distinguir as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspectos relativos à qualidade ambiental.
O município alcançou pontuação máxima em quatro dos 23 critérios de classificação, com destaque para a qualidade do ar e da água, para o qual terá contribuído as políticas da autarquia de requalificação e construção de parques, como o parque central recentemente inaugurado, e que custou cerca de 3,5 milhões de euros. O Programa Eco-Escolas e Jovens Repórteres do Ambiente é outros critérios que valeram ao município a classificação máxima, seguidos da Valorização dos Resíduos Urbanos e População servida por Sistemas de Abastecimento de Água e ainda por Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais.
Segundo o vereador da autarquia com o pelouro do Ambiente, Eduardo Rosa, este é um prémio ao qual apenas os municípios que “têm coragem de se expor” se candidatam. “É preciso ter alguma coragem. Passámos para o primeiro patamar, com 63 por cento, o que não deixa de ser uma enorme satisfação, embora nos dê também mais responsabilidade”, adiantou o responsável à agência Lusa.
Segundo o vereador, o facto de na Amadora não existirem praias e floresta, critérios de atribuição da Bandeira Verde, mostra o “bom” trabalho realizado pela autarquia a nível da sustentabilidade ambiental numa zona urbana, constituída na sua maioria por prédios.
A Amadora é um dos 39 municípios galardoados com a bandeira Verde atribuída pela Associação da Bandeira Azul da Europa. A autarquia vai hastear a bandeira nos paços do concelho, hoje, às 10h00.
Fonte: LUSA
0 comentários:
Enviar um comentário