As autoridades norte-americanas estão a investigar informações segundo as quais poderá existir uma segunda maré negra no Golfo do México, próximo de onde aconteceu o acidente com a plataforma petrolífera Deepwater Horizon.
A imprensa norte-americana deu ontem conta de que uma segunda maré negra poderá estar em curso na plataforma Ocean Saratoga, explorada pela companhia petrolífera Diamond Offshore.
Questionado sobre este novo caso, o responsável pela Guarda Costeira norte-americana, Thad Allen, disse em conferência de imprensa: “estamos a trabalhar no sentido de obter informações detalhadas e publicaremos um comunicado sobre isso”.
O jornal “Press Register”, diário de Mobile, no Alabama, noticiou que foram vistas equipas a bordo de navios que estariam a preparar-se para lançar dispersantes numa mancha negra, oriunda daquela plataforma, a 20 quilómetros das costas da Luisiana.
O mesmo jornal afirma que teve acesso a um documento das autoridades federais, segundo o qual a fuga, responsável por uma maré negra de 16 quilómetros, estaria em curso desde 30 de Abril.
O epicentro da gigantesca maré negra provocada pela explosão, a 20 de Abril, da plataforma Deepwater Horizon situa-se a 80 quilómetros das costas da Luisiana.
Hoje, o secretário do Interior, Ken Salazar, vai ser ouvido no Senado sobre questões de segurança nas plataformas petrolíferas off-shore. Ontem, o seu departamento definiu requisitos exigentes para as companhias responsáveis por explorações a menos de 152 metros de profundidade.
Fonte: Publico.pt
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário