sábado, 12 de junho de 2010

CDU de Gondomar pede remoção de resíduos tóxicos de S. Pedro da Cova

A CDU de Gondomar anunciou ontem que irá apresentar na próxima Assembleia Municipal, a 16 de Junho, uma proposta para que a autarquia e o Ministério do Ambiente promovam a remoção urgente dos resíduos tóxicos depositados em S. Pedro da Cova.

A CDU quer que os resíduos tóxicos provenientes da ex Siderurgia Nacional da Maia, despejados no Alto do Gódeo em 2001, sejam levados para “local adequado”. Os solos onde os lixos estão actualmente devem ser descontaminados e deve ser reposta a cota inicial com “terras limpas”. “Só assim será feita justiça à população de S. Pedro da Cova e eliminado o alarme social que, legitimamente, foi gerado”, sustenta a CDU.

Deverão, então, ser discutidas na Assembleia Municipal de Gondomar de 16 de Junho as soluções para resolver o passivo ambiental em S. Pedro da Cova, problema para o qual a CDU diz ter chamado a atenção já em 2001. A coligação lembra ter recolhido amostras dos resíduos e feito análises aos mesmos, no último trimestre de 2001, “que confirmaram valores de cádmio e chumbo muito superiores aos limites máximos permitidos pela legislação à data vigente”.

A CDU garante ter, por diversas vezes, denunciado publicamente “este crime ambiental” e ter reclamado, junto de várias autoridades, por “medidas urgentes” para por termo à deposição dos resíduos e para a sua rápida remoção. “Mas só a Provedoria de Justiça nos deu resposta, em meados de 2004, confirmando aquilo que a CDU já tinha denunciado publicamente: os resíduos industriais despejados no Alto do Gódeo eram perigosos”, salientam.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário