Os investigadores, coordenados por Chris Reading, do Centro britânico para a Ecologia e Hidrologia, estudaram registos das últimas décadas relativos a 17 populações de serpentes abrangendo oito espécies. O declínio é evidente e “alarmante”, mas o mesmo já não se pode dizer das causas, ainda desconhecidas.
“Esta é a primeira vez que a informação foi analisada desta maneira. O que nos mostrou foi que parece que estamos a assistir, em diferentes partes do mundo, a este declínio num curto período de tempo”, disse Chris Reading, à BBC.
Segundo o estudo, as populações destes animais decresceram mesmo dentro de áreas protegidas, sugerindo que a perda gradual de habitat não será a única causa. “O objectivo deste trabalho era dizer ‘foi isto que descobrimos’ e dizer a outros herpetólogos para aproveitarem os nossos dados”, acrescentou.
As espécies em declínio incluem a Víbora-do-Gabão e a Víbora-rinoceronte no Oeste Africano, a Piton-real na África tropical e a Víbora-comum e a Cobra-lisa-europeia na Europa, esta última presente em Portugal.
Notícia relacionada: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8727863.stm
0 comentários:
Enviar um comentário