Pela primeira vez organizado em paralelo com a Feira Empresarial da Região de Santarém (Fersant), o maior certame agrícola português vai ter como tema central as energias renováveis, tem mais de 400 expositores inscritos e espera cerca de 200 mil visitantes.
Depois da tensão entre o então ministro Jaime Silva e a Confederação dos Agricultores de Portugal (accionista maioritária do CNEMA) que marcou as duas últimas edições da FNA, o certame entra agora num novo ciclo. É notório o maior diálogo entre o Governo e a CAP e, por isso, a feira contará com visitas do primeiro-ministro, do ministro António Serrano e dos secretários de Estado do sector da agricultura. Cavaco Silva também visita a feira no dia 6.
"As maiores individualidades a nível europeu e nacional estarão na feira", afirma Luís Mira, administrador do CNEMA, salientando que o seminário sobre o futuro da Política Agrícola Comum pós-2013 (limite da vigência do actual quadro comunitário de apoio) marcado para dia 11 contará, para além do comissário europeu Dacian Ciolos, com a presença de inúmeras organizações de agricultores portuguesas e do resto da Europa. Seminários sobre a execução e perspectivas futuras do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) no dia 7, sobre a floresta portuguesa e a mitigação dos impactos das alterações climáticas no dia 9 e sobre a evolução dos seguros agrícolas no dia 11 serão outros dos eventos mais aguardados.
"As energias renováveis têm muito a ver com a produção agrícola e são um tema que faz a ponte para todos aqueles que não são agricultores", acrescenta Luís Mira, justificando a escolha do tema central da FNA e frisando que, cada vez mais, a feira se destina a todo o público e não só aos agricultores.
A edição deste ano da FNA integra também salões dedicados à alimentação, vinhos e azeites, uma praça de apresentação dos municípios ribatejanos, muitas actividades equinas e ligadas às tradições ribatejanas, exposições de gado e de alfaias agrícolas e animação diversa com concertos, entre outros, de Tony Carreira, Daniela Mercury e Xutos e Pontapés.
Fonte: Publico.pt
0 comentários:
Enviar um comentário