sábado, 5 de junho de 2010

Energias renováveis são o tema forte este ano na Feira Nacional da Agricultura


Visitas e sessões de reflexão e debate com o comissário europeu da Agricultura e com a ministra espanhola que preside ao Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia são alguns dos pontos altos da edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura (FNA), que se realiza, de 5 a 13 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) de Santarém.

Pela primeira vez organizado em paralelo com a Feira Empresarial da Região de Santarém (Fersant), o maior certame agrícola português vai ter como tema central as energias renováveis, tem mais de 400 expositores inscritos e espera cerca de 200 mil visitantes.

Depois da tensão entre o então ministro Jaime Silva e a Confederação dos Agricultores de Portugal (accionista maioritária do CNEMA) que marcou as duas últimas edições da FNA, o certame entra agora num novo ciclo. É notório o maior diálogo entre o Governo e a CAP e, por isso, a feira contará com visitas do primeiro-ministro, do ministro António Serrano e dos secretários de Estado do sector da agricultura. Cavaco Silva também visita a feira no dia 6.

"As maiores individualidades a nível europeu e nacional estarão na feira", afirma Luís Mira, administrador do CNEMA, salientando que o seminário sobre o futuro da Política Agrícola Comum pós-2013 (limite da vigência do actual quadro comunitário de apoio) marcado para dia 11 contará, para além do comissário europeu Dacian Ciolos, com a presença de inúmeras organizações de agricultores portuguesas e do resto da Europa. Seminários sobre a execução e perspectivas futuras do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) no dia 7, sobre a floresta portuguesa e a mitigação dos impactos das alterações climáticas no dia 9 e sobre a evolução dos seguros agrícolas no dia 11 serão outros dos eventos mais aguardados.

"As energias renováveis têm muito a ver com a produção agrícola e são um tema que faz a ponte para todos aqueles que não são agricultores", acrescenta Luís Mira, justificando a escolha do tema central da FNA e frisando que, cada vez mais, a feira se destina a todo o público e não só aos agricultores.

A edição deste ano da FNA integra também salões dedicados à alimentação, vinhos e azeites, uma praça de apresentação dos municípios ribatejanos, muitas actividades equinas e ligadas às tradições ribatejanas, exposições de gado e de alfaias agrícolas e animação diversa com concertos, entre outros, de Tony Carreira, Daniela Mercury e Xutos e Pontapés.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário