quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maioria dos europeus considera que perda de biodiversidade é um problema sério

Mais de nove em cada dez adultos na União Europeia considera que a perda da biodiversidade é um problema mundial sério, revela hoje uma sondagem do instituto internacional Gallup.

No entanto, os cidadãos europeus já não consideram o problema tão grande na Europa ou até mesmo no seu país. Ainda assim, as opiniões variam muito na União Europeia. Uma grande maioria em Portugal (72 por cento) considera a perda da biodiversidade um problema “muito sério” para o seu país. Já na Finlândia, essa percentagem é de apenas nove por cento.

Ainda segundo a sondagem, 70 por cento dos cidadãos europeus dizem que, pessoalmente, se esforçam por proteger a biodiversidade (em Portugal são 43 por cento); metade destes gostava de fazer ainda mais (em Portugal, 45 por cento). São os belgas quem afirma ser mais activo na conservação de habitats e espécies.

A maioria daqueles que não se esforçam para proteger a natureza dizem que isso acontece porque não sabem o que fazer. Na verdade, apenas na Alemanha e Áustria existe uma maioria de pessoas que conhece o significado da palavra “biodiversidade”. Em Portugal, apenas dez por cento dos inquiridos afirma estar muito bem informado, enquanto 23 por cento está bem informado e 67 por cento admite que não está informado. Itália é o país com a percentagem de desconhecedores mais elevada (81 por cento).

A sondagem foi realizada, via telefone, entre 8 e 12 de Fevereiro deste ano, junto de mais de 27 mil cidadãos dos 27 Estados membros, a partir dos 15 anos de idade. A margem de erro é de 3,2 por cento.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário