As emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE), a Quinze, diminuíram 1,9 por cento em 2008, relativamente ao ano anterior, segundo o mais recente inventário publicado hoje pela Agência Europeia do Ambiente.O inventário das emissões de 2008, último ano em relação ao qual existem dados completos, salienta que as emissões diminuíram 1,9 por cento enquanto a economia cresceu 0,6 por cento. A Comissão entende que isto mostra que “o crescimento económico pode ser acompanhado do desenvolvimento hipocarbónico”.
“Com esta diminuição, o nível das emissões da UE-15 passou a ser inferior em 6,9 por cento ao do ano de referência (1990, na maioria dos casos)”, segundo a Comissão Europeia, em comunicado. Ainda assim, não é suficiente para cumprir os objectivos do Protocolo de Quioto. A UE-15 comprometeu-se a reduzir as emissões numa média de oito por cento entre 2008-2012.
Durante 2008, as emissões da UE-27 diminuíram dois por cento, situando-se a um nível inferior em 11,3 por cento ao de 1990.
Esta diminuição resultou da crise financeira e, segundo Connie Hedegaard, comissária europeia para as Alterações Climáticas, e de “muitas políticas ambiciosas” aplicadas ao longo dos anos.
“Através da continuação das negociações com vista à celebração de um acordo global sobre o clima para o período pós-2012, é de importância vital mostrar que a Europa é capaz de respeitar os compromissos que assumiu”, comentou Hedegaard.
“O nosso compromisso de reduzir as emissões em, pelo menos, 20 por cento até 2020, e de 80-95 por cento até 2050, em relação aos níveis de 1990, significa que a UE faz questão de perseverar na transição para uma economia hipocarbónica e está determinada em alcançar este objectivo”, acrescentou.
Os dados recolhidos pela Agência Europeia do Ambiente foram apresentados à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.
Fonte: Publico.pt






0 comentários:
Enviar um comentário