quinta-feira, 3 de junho de 2010

Emissões europeias de gases com efeito de estufa diminuíram 1,9 % em 2008

As emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE), a Quinze, diminuíram 1,9 por cento em 2008, relativamente ao ano anterior, segundo o mais recente inventário publicado hoje pela Agência Europeia do Ambiente.

O inventário das emissões de 2008, último ano em relação ao qual existem dados completos, salienta que as emissões diminuíram 1,9 por cento enquanto a economia cresceu 0,6 por cento. A Comissão entende que isto mostra que “o crescimento económico pode ser acompanhado do desenvolvimento hipocarbónico”.

“Com esta diminuição, o nível das emissões da UE-15 passou a ser inferior em 6,9 por cento ao do ano de referência (1990, na maioria dos casos)”, segundo a Comissão Europeia, em comunicado. Ainda assim, não é suficiente para cumprir os objectivos do Protocolo de Quioto. A UE-15 comprometeu-se a reduzir as emissões numa média de oito por cento entre 2008-2012.

Durante 2008, as emissões da UE-27 diminuíram dois por cento, situando-se a um nível inferior em 11,3 por cento ao de 1990.

Esta diminuição resultou da crise financeira e, segundo Connie Hedegaard, comissária europeia para as Alterações Climáticas, e de “muitas políticas ambiciosas” aplicadas ao longo dos anos.

“Através da continuação das negociações com vista à celebração de um acordo global sobre o clima para o período pós-2012, é de importância vital mostrar que a Europa é capaz de respeitar os compromissos que assumiu”, comentou Hedegaard.

“O nosso compromisso de reduzir as emissões em, pelo menos, 20 por cento até 2020, e de 80-95 por cento até 2050, em relação aos níveis de 1990, significa que a UE faz questão de perseverar na transição para uma economia hipocarbónica e está determinada em alcançar este objectivo”, acrescentou.

Os dados recolhidos pela Agência Europeia do Ambiente foram apresentados à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário