quinta-feira, 3 de junho de 2010

Parlamento Europeu pede directiva sobre gestão de resíduos biológicos


A Comissão de Ambiente do Parlamento Europeu aprovou hoje, por 55 votos a favor e três contra, um relatório de um eurodeputado português que pede uma directiva sobre a gestão das cem milhões de toneladas de resíduos biológicos produzidos anualmente na UE.

O relatório do deputado José Manuel Fernandes (PSD) pede à Comissão Europeia para apresentar, até ao final deste ano, uma directiva que crie um sistema de recolha selectiva obrigatória para os Estados membros. O documento será dirigido aos resíduos biodegradáveis de jardins e parques, resíduos alimentares e de cozinha e resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

Actualmente, as normas relativas a estes resíduos estão dispersas por várias directivas e “não têm na prática atingido os objectivos pretendidos”, salienta. “Uma directiva específica para a gestão dos bio-resíduos possibilitaria uma maior clareza, simplificação e certeza jurídica nesta matéria”.

O deputado salienta, em comunicado, que estes resíduos têm um “potencial valioso como protectores do solo e de fomento à produção de energias renováveis” e que é “urgente incentivar o desvio dos bio-resíduos dos aterros”.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário