quarta-feira, 16 de junho de 2010

Obama dirige-se à nação para pedir menos dependencia de combustíveis fósseis

O Presidente dos Estados Unidos dirige-se à nação, esta noite, para falar sobre a maré negra no Golfo do México e para defender um plano que torne o país menos dependente de combustíveis fósseis, avança hoje um porta-voz da Casa Branca.

A declaração de Obama, que esteve ontem e hoje junto das populações afectadas, vai concentrar-se nas formas de acelerar o pagamento de indemnizações às populações locais afectadas e num plano para reduzir a dependência norte-americana dos combustíveis fósseis.

Obama “vai falar sobre o que deve ser a nossa estratégia energética fundamental, a fim de reduzir a nossa dependência do petróleo e dos combustíveis fósseis”, disse o porta-voz.

Amanhã, a administração Obama vai reunir-se com altos responsáveis da BP, Exxon Móbil, Chevron, ConocoPhillips e Royal Dutch Shell para analisar as consequências do derrame para a indústria petrolífera. Os rivais da BP deverão tentar provar que as suas companhias nunca teriam corrido riscos desnecessários e que não teriam falhado na contenção da poluição.

Apesar das suas tentativas para concentrar a atenção na BP, alguns residentes no Golfo do México estão zangados com Obama. “Isto é ridículo. Isto é a América. Estão a deixar a BP controlar este país? Ou outra companhia petrolífera? O que se está a passar com o mundo?”, questionou Terry Alexis, dono de uma exploração de ostras em Empire, Luisiana.

“O melhor que ele (Obama) tem a fazer é garantir que isto não se repita algures no futuro”, comentou David Mizejewski, da National Wildlife Federation, a bordo de uma embarcação ao largo da ilha Queen Bess, no Luisiana. “Precisamos de falar a sério relativamente à aprovação de uma legislação climática e energética”.

A maré negra eclipsou a agenda política de Obama, nomeadamente a criação de postos de trabalho e a reforma de Wall Street, ambas questões cruciais para as eleições de Novembro.

A plataforma petrolífera Deepwater Horizon explodiu a 20 de Abril e afundou-se dois dias depois, causando a morte a onze trabalhadores. Desde então criou a pior maré negra na história dos Estados Unidos.

Ontem, 50 senadores democratas propuseram que a BP transfira 20 mil milhões de dólares em pagamentos de compensação às vítimas e para operações de limpeza para um fundo gerido por entidades independentes.

Fonte: Reuters

0 comentários:

Enviar um comentário