quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resíduos de São Pedro da Cova sob análise

A CCDR-N assegurou ontem que irá promover todas as medidas para analisar e caracterizar os resíduos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova, Gondomar, suspeitos de serem perigosos para o ambiente e para a saúde pública.

Em comunicado, divulgado pela Lusa, a CCDR-N adianta que irá desencadear procedimentos de responsabilidade civil por eventuais danos ambientais e procedimentos de responsabilidade criminal por eventual poluição das águas e solos, susceptível de consubstanciar a prática de um crime de poluição.

A CCDR-N lembra que o destino dos resíduos da extinta Siderurgia Nacional foi em 2001 objecto de um procedimento de autorização da própria comissão e que "todos os do- cumentos de caracterização dos resíduos em causa" levam a concluir "peremptoriamente" pela sua "não perigosidade".

A Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento de Território e Poder Local aprovou ontem, por unanimidade, um requerimento do CDS-PP no sentido de ouvir várias entidades sobre os resíduos perigosos depositados naquele local de São Pedro da Cova.

O tema será também hoje debatido na Assembleia Municipal de Gondomar, depois de a CDU local ter anunciado que iria apresentar uma proposta para que a autarquia e o Ministério do Ambiente promovam a remoção dos resíduos tóxicos depositados nas minas de São Pedro da Cova.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário