quarta-feira, 7 de julho de 2010

EUA: Aumentam restrições sobre centrais eléctricas a carvão


O governo dos Estados Unidos decidiu aumentar as restrições sobre produção de electricidade por centrais que queimam carvão na parte ocidental do país.

A Agência de Protecção do Ambiente (EPA, na sigla em inglês) disse que as novas regras permitirão reduzir até 2014 as emissões de dióxido de enxofre em 71 por cento e as de óxido de azoto em 52 por cento, ambas com referência aos níveis de 2005.

A regulação, designada como Regra Inter-Estatal do Ar Limpo, obriga 31 Estados -- do Massachusetts, no nordeste, ao Texas, no sudoeste -- a reduzirem as emissões que formam nuvens de poluição que podem percorrer longas distâncias devido ao vento.

A EPA prevê que as novas regras impeçam entre 14 mil a 36 mil mortes prematuras por ano.

As mudanças anularão e 'apertarão' regras definidas durante o governo anterior, do presidente George W. Bush.

A administradora da EPA, Lisa Jackson, disse que a regra, assinada na terça feira, melhorará a qualidade do ar e a saúde pública.

"Estamos a trabalhar para limitar a poluição na sua fonte, mais do que esperar que atravesse o país", declarou Jackson, em comunicado.

Prevêem-se ainda poupanças anuais, além dos milhares de vidas mencionados, de 120 mil milhões de dólares (95 mil milhões de euros) em custos de saúde e dias de baixa economizados.

Honte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário