Os pirilampos machos sincronizam os seus sinais de luz de forma que as fêmeas possam detectar melhor a sua mensagem amorosa e escolher o parceiro que lhes convém, de acordo com estudo publicado ontem na revista Science.
Desde há décadas que os entomologistas se questionavam sobre o motivo porque os pirilampos "piscam" a sua luz de forma sincronizada, com muitos deles voando em grupo e "piscando" "em uníssono", num efeito absolutamente impressionante de iluminação ritmada de uma floresta.
Estudos realizados em laboratório por uma equipa de investigadores da Universidade do Connecticut, nos Estados Unidos, acabaram por desvendar o mistério.
"Tinham-se feito muitos testes em laboratório sobre isso, mas até agora nunca ninguém tinha feito a pergunta sobre se isso teria ou não uma função biológica", explicou o principal autor do estudo, Andrew Moiseff.
Feita a pergunta, a resposta foi clara: as destinatárias dessa luminescência em uníssono são as fêmeas. Se os flashes dos machos não são sincronizados, a resposta das fêmeas aos seus avanços caiem de 90 para 10 por cento
Fonte: Diário de Notícias
sábado, 10 de julho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário