segunda-feira, 5 de julho de 2010

Superpetroleiro chegou Golfo do México para
ajudar na limpeza

Um enorme petroleiro convertido para operar como um “passador” gigante começou hoje a ser testado para ser usado na limpeza de petróleo à superfície no Golfo do México.

O gigante de 336 metros de comprimento e dez andares de altura chamado "A Baleia" poderá recolher 500 mil barris de água contaminada por dia, e funcionar como um passador de cozinha, deixando o petróleo e filtrando a água, segundo uma porta-voz do comando conjunto estabelecido para dar resposta ao incidente.

"A Baleia", propriedade da empresa TMT de Taiwan, já foi submetido a um teste em Portugal, onde foi convertida. Mas será agora submetida a 48 horas de testes pela Guarda Costeira dos EUA para verificar se tem potencial para mudar a dinâmica da limpeza da água.

As operações de limpeza da água no Golfo do México envolviam cerca de 500 navios, por onde passaram 595 mil barris de água e petróleo do oceano nos primeiros 68 dias do derrame — para dar uma ideia da capacidade de "A Baleia", o superpetroleiro poderia limpar até 300 mil barris num período de oito a dez horas.

O derrame de petróleo no Golfo do México começou com uma explosão numa plataforma petrolífera que deixou onze pessoas mortas, a 20 de Abril, e tornou-se o pior desastre deste género na história dos EUA.

Enquanto isso, a BP e a Guarda Costeira dos EUA acederam a permitir que organizações de protecção da vida selvagem recolham tartarugas das zonas com concentração de petróleo que são depois sujeitas a incêndios controlados. Até agora, as tartarugas (de espécies ameaçadas) que eram apanhadas nestes pedaços de óleo morriam queimadas. Até agora houve 275 queimas controladas de petróleo no mar, que consumiram mais de 37 milhões de litros de petróleo.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário