segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ETAR de Vila do Conde e Póvoa de Varzim já está a funcionar


Os esgotos ou efluentes domésticos dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão deixar de ser lançados à água com a entrada em funcionamento, na sexta-feira, de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A ETAR - na freguesia de Tougues, em Vila do Conde - vai tratar 270 litros por segundo, vai “produzir energia eléctrica e efectuará a desinfecção final por raios ultravioletas, o que permitirá libertar água utilizável, por exemplo, na rega de espaços ajardinados”, informou Mário Almeida, o autarca vila-condense.

O equipamento, que tem capacidades para servir 184 mil habitantes, vai ser inaugurado oficialmente no dia 31 de Agosto, numa cerimónia que contará com a presença de ministra do Ambiente.

Passados 15 anos em que se arrastou este processo que visou a construção deste equipamento, a entrada em funcionamento desta estrutura “é a concretização de um sonho, não só para o concelho mas também para mim como autarca”, frisou o presidente de câmara socialista. A partir de agora “acabou o mau cheiro ao longo da marginal e junto ao rio Ave, vamos ver aumentada a qualidade das águas nesta zona e teremos um ambiente mais saudável”, disse Mário Almeida.

A ETAR garante um tratamento terciário “do mais moderno que há no mundo e não vai causar nenhum problema na freguesia de Tougues nem nas zonas envolventes”, assegurou.

O investimento nas estações elevatórias, situadas no molhe sul e na zona ribeirinha, e os interceptores, que vão fazer a ligação à ETAR, foi de 5,5 milhões de euros, num custo total que ultrapassa os 18 milhões.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário