terça-feira, 10 de agosto de 2010

Incêndios têm poupado áreas protegidas este ano


O vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade afirmou hoje que já arderam cerca de 1100 hectares em áreas protegidas, mas salientou que o balanço de 2010 é, até ver, bem mais positivo que o de 2009.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Figueiredo disse que, até sexta-feira, arderam “cerca de 1100, 1140 hectares” em áreas protegidas, mas na maioria tratou-se de “matos e herbáceas”, sem grande dano para as “áreas prioritárias de conservação da natureza”.

“Até 6 de Agosto arderam [na Peneda-Gerês] 142 hectares sem grande expressão do ponto de vista das áreas prioritárias de conservação da natureza”, ressalvou.

Em 2009, arderam no total “oito mil hectares”, tratando-se de um ano “completamente anormal”, em que a época de incêndios começou cedo, afectando em Março o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

É neste parque, onde “nos últimos três ou quatro dias” entraram fogos que começaram fora do espaço do parque, que o INCB e as autoridades de combate a incêndios concentram as maiores atenções.

Embora ainda não haja números definitivos, as outras áreas protegidas mais afectadas pelos fogos este ano são o Parque do Alvão e o Douro Internacional, acrescentou o vice-presidente do INCB.

Carlos Figueiredo afirmou que o dispositivo de prevenção de incêndios está “equipado e preparado, com equipas a trabalhar sem descanso” para dar o alerta e, quando possível, ter uma primeira intervenção a controlar os fogos que deflagrem, para o que existem várias viaturas no terreno.

Além disso, o ICNB está em articulação permanente com os centros distritais de protecção civil e o Centro Nacional de Operações de Socorro, indicou.
Fora da época de incêndios, houve um esforço de prevenção, com "fogos controlados, limpeza de espaços e arranjo de caminhos", concluiu.


Fonte: LUSA

2 comentários:

  • Palavras de quem está no terreno: "Imparável. Há vários dias que arde. Depois do Formigueiro onde arderam 1000 hectares, o fogo segue imparável.....Mezio, Adrão, Soajo, Calcedónia, a Serra Amarela e a Mata (floresta) do Cabril onde o fogo entrou ameaçando destruir uma das mais importantes reservas naturais do País. Já pela tarde o fogo deflagrou sobre a...s termas do Gerês e encaminha-se também na direcção da reserva biogenética de Albergaria, a jóia do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Até onde chegará esta loucura?"

    11 de agosto de 2010 às 11:27

  • Bom alerta que foi enviado pelo VP!
    Parabens.
    Agora falta continuar a arder, e parece que muito, assim já se justificara o FFP que irão receber.

    11 de agosto de 2010 às 16:15

Enviar um comentário