quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais de 92% dos parques eólicos propostos foram aprovados


O Ministério do Ambiente aprovou, nos últimos cinco anos, a quase totalidade dos projectos apresentados por empresas para construção de parques eólicos em Portugal, o que se traduzirá em 2409 megawatts de potência produzida através de energia renovável.

“Nos últimos cinco anos o Ministério do Ambiente aprovou mais de 92 por cento [92,39 por cento] dos parques eólicos que foram objecto de Avaliação de Impacte Ambiental”, declarou a ministra Dulce Pássaro esta segunda-feira, dia em que foi emitida a Declaração de Impacte Ambiental para o parque eólico do Guardão, em Tondela.

Dulce Pássaro sublinhou que “o sector das eólicas é uma aposta que veio para ficar”, não só pelos seus benefícios ambientais, mas também como contributo para “a economia nacional, que neste momento está a exportar energia, bem como aerogeradores e torres produzidos em Portugal”.

Só este ano, foram aprovados nove parques eólicos, mas o maior impulso foi dado entre 2007 e 2008, com a aprovação de 17 e 18 parques eólicos, respectivamente.

“Portugal vai continuar a apostar nas energias renováveis como forma de continuar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e os gastos com a importação de petróleo”, garantiu Dulce Pássaro.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário