quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Satélites da NASA vão ajudar países a detectar incêndios

A FAO (Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura) lançou hoje um portal na Internet para ajudar os países a detectar incêndios, em tempo quase real, com a ajuda dos satélites da NASA (agência espacial norte-americana).

O sistema GFIMS (Global Fire Information Management System), desenvolvido em colaboração com a Universidade de Maaryland e cuja subscrição é gratuita, disponibiliza um mapa com os locais onde é muito provável que venha a eclodir um incêndio. A informação é prestada com um desfasamento de duas horas e meia.

Até agora, não era fácil usar dados de satélite no combate aos incêndios. “A informação estava muito fragmentada, o que impossibilitava a identificação de tendências e uma análise precisa”, explicou John Latham, do departamento de Gestão de Recursos Naturais da FAO. O GFIMS “é um sistema integrado de informação sobre incêndios que disponibiliza dados essenciais para os utilizadores enquanto os fogos ainda estão activos”.

Este sistema permite ainda perceber aquilo que está a arder, bem como conhecer as tendências de prevalência de incêndios por ano e mês. No futuro está previsto que inclua informação sobre a extensão da área ardida por tipo de coberto vegetal.

Inicialmente, o sistema foi lançado em inglês, francês e espanhol.

“O GFIMS foi lançado numa altura em que a incidência de mega-incêndios tende a aumentar”, comentou Pieter van Lierop, responsável pelas Florestas na FAO. Só na Rússia, o total de área ardida é agora de 14 milhões de hectares, segundo o Instituto Sukachev para as Florestas, sediado em Krasnoyarsk.

Globalmente, os incêndios afectam 350 milhões de hectares de solos todos os anos; África representa mais de metade desta área. No Mediterrâneo, entre 700 mil e um milhão de hectares é atingida por fogos todos os anos.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário