terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rede Natura marítima em Portugal está atrasada e é insuficiente segundo a SPEA


Portugal está atrasado na declaração das zonas de protecção especial (ZPE) para aves marinhas. De acordo com a legislação comunitária, os estados-membros têm de designar ZPE no mar, a integrar na Rede Natura.

Em Portugal, uma das áreas já identificada como prioritária é a área envolvente do arquipélago das Berlengas, frente a Peniche. Uma área em que a SPEA tem trabalhado e que quer ver classificada o mais rapidamente possível.

Mas a área proposta pelo Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) é menor do que a que a identificada pela SPEA.

"Caso o Governo português não queira avançar com a nossa proposta teremos de avançar nós com uma queixa formal à Comissão Europeia”, lamenta Iván Ramírez, coordenador do Programa Marinho da SPEA.

Maria de Jesus Fernandes do ICNB responde que o instituto cruzou dados de várias fontes e que a área proposta ”é já bastante vasta e eventualmente a mais significativa.”

A designação como ZPE deverá acontecer ainda este ano. Para o Presidente da Câmara de Peniche, é fundamental conciliar a conservação das aves com as actividades económicas como a pesca.

O autarca tem, no entanto, a consciência que a designação da ZPE pode ser um factor distintivo e positivo para as Berlengas. António José Correia acredita que “há uma dimensão económica que está para além da pesca; há actividades como a observação das aves que podem gerar outro tipo de empregos”.

Fonte: SIC, Programa Terra Alerta
http://sic.sapo.pt/online/noticias/programas/terraalerta/Artigos/20100926+Sobre+o+Mar.htm

0 comentários:

Enviar um comentário