domingo, 31 de outubro de 2010

Reclassificação de áreas protegidas avança depois de ser denunciado o seu atraso



Como se pode verificar pela leitura do site do ICNB irá decorrer de 15 de Novembro a 15 de Dezembro a discussão pública das propostas de reclassificação e regulamento para diversos Sítios Classificados, agora promovidos a Monumento Natural e Reserva Natural.

O que não é explicado é porque não foi respeitado o prazo estipulado pelo Decreto-Lei nº 142/2008, que fixou até Junho de 2010 a data para essa reclassificação. E já agora quem explica como foi aprovada primeiro a reclassificação e apenas agora se pergunta às populações se concordam com o regulamento?

Mas sobretudo qual foi o critério de escolha dos Sitios a reclassificar e porque razão os Sitios Classificados de Coruche, logo três de uma assentada, foram preteridos e entregues à autarquia, mais tarde aos proprietários seguramente, e os VN que lá trabalharam durante duas décadas nem foram imformados e foram ilegalmente transferidos para Alcochete (RNET), a mais de 70 Km das suas residências, dois concelhos afastados de uma área que fica entregue a ninguém, e que compreende o vale do Sorraia, que é apenas o território onde reside a maior população permanente de cegonhas, para lá de inúmeras espécies em diversos graus de ameaça?

De qualquer modo, vale a pena participar na discussão pública e divulgá-la localmente que é onde nem sempre chegam estas coisas!....


0 comentários:

Enviar um comentário