domingo, 18 de setembro de 2011

Está extinto o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês


    O incêndio que lavrava desde sexta-feira à noite no Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Arcos de Valdevez, foi extinto sábado às 11h00 com auxílio de dois meios aéreos, estimando-se que tenham ardido entre seis e oito hectares.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, a frente que esta manhã (17/09/2011) continuava activa era uma zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês “inacessível”, tendo, por isso, sido accionados os meios aéreos. Às 10h59, o fogo foi dado como extinto.

Em declarações à Lusa, o comandante Paulo Esteves adiantou que “a área ardida estimada foi de seis a oito hectares”, ressalvando que cabe agora à GNR uma avaliação mais precisa.

No incêndio, que deflagrou na sexta-feira às 22h44 no lugar de Peneda, estiveram envolvidos 34 operacionais apoiados por 11 veículos e dois helicópteros.
No ano passado foram registados 34 incêndios na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, 20 dos quais deflagraram em Agosto, segundo o relatório sobre fogos na Rede Nacional de Áreas Protegidas, elaborado pelo ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade). A superfície total ardida foi de 9226 hectares, afectando áreas de carvalhal, turfeiras e seis hectares de uma mancha de pinheiro-silvestre autóctone, uma das relíquias do parque nacional.

Fonte: Lusa, Helena Geraldes

0 comentários:

Enviar um comentário