sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Guia sobre as Aves de Portugal lançado esta semana


    O livro Aves de Portugal encontra-se desde já disponível e pode ser adquirido na loja da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). O livro, editado pela Lynx em parceria com a SPEA, é o primeiro guia de aves produzido especificamente a pensar na realidade portuguesa, reunindo numa só publicação, informação sobre a avifauna de todo o território continental, incluindo os arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira e das Selvagens. O lançamento vai ser feito no Congresso de Ornitologia da SPEA, em Machico, na Ilha da Madeira, dia 29 Out., às 18.30, com a presença do autor Helder Costa.
Peritos de créditos firmados, os autores desta publicação, Helder Costa, Eduardo de Juana e Juan Varela, pretendem que este livro se destine a um público vasto, que procura informação de base para se iniciar na fascinante actividade da observação de aves e também que agrade a um público mais experiente, que procura dados mais actualizados sobre as aves de Portugal.

O livro engloba todas as espécies que ocorrem com regularidade em Portugal apresentando, para cada uma delas, informação condensada mas exaustiva, ilustrações de qualidade e mapas de distribuição pormenorizados.

As espécies acidentais não foram esquecidas e, para além das que são referidas na secção principal, a maior parte é listada num apêndice onde consta informação individualizada acerca do número total de registos e da sua repartição geográfica. São igualmente abordadas as espécies exóticas mais relevantes e que têm já populações estabelecidas no nosso país. No total são mencionadas 476 espécies das quais 369 aparecem ilustradas.

De acordo com Luís Costa, Director Executivo da SPEA, “o livro Aves de Portugal vem colmatar uma necessidade que já se vinha a sentir no nosso país há algum tempo. Embora existam vários guias de identificação de aves, este é o primeiro que é específico para Portugal, incluindo também as ilhas e as suas espécies endémicas”.

O livro possui um tamanho reduzido e capa dura, o que o torna indicado para ser facilmente transportado pelo campo e também mais duradouro.

Quem desejar comprar esta publicação, poderá dirigir-se à sede da SPEA ou comprá-lo na loja online em http://www.spea.p%20/catalogo/. O preço da publicação é €20, com desconto para os sócios da SPEA.

Fonte: spea


0 comentários:

Enviar um comentário