segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Presidente do ICNB diz que fusão com AFN pode ser positiva


    O presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Tito Rosa, afirmou hoje, em Setúbal, que a junção daquele organismo com a Autoridade Florestal Nacional “pode ajudar a uma maior articulação de políticas”.
“É uma aproximação positiva, porque a conservação da natureza depende, em grande medida, de práticas agrícolas, florestais e cinegéticas”, disse o responsável do ICNB, confrontado com a intenção do Governo de juntar as duas entidades numa futura Direcção-geral das Florestas e Conservação da Natureza.

“É uma medida que poderá melhorar a articulação de políticas e ajudar a ultrapassar algumas dificuldades que têm existido”, acrescentou Tito Rosa, reconhecendo, no entanto, que poderão surgir algumas dificuldades “porque há culturas diferentes e alguns antagonismos”.

A Autoridade Florestal Nacional substituiu a Direção-Geral das Florestas.

Tito Rosa falava à Lusa durante a apresentação da 3.ª edição da Feira Observanatura, que decorre este fim-de-semana na Herdade das Mouriscas, em Setúbal.

A Feira Observanatura, apresentada em cerimónia realizada na nova Casa da Baía, em Setúbal, é um evento que se realiza em plena Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES), numa zona frequentada por milhares de aves de mais de 60 espécies diferentes.

Para o responsável do ICNB trata-se de uma iniciativa que tem vindo a ganhar importância todos os anos e que constitui uma forma de ajudar a compatibilizar o aproveitamento das potencialidades turísticas da região com a conservação da natureza.

“Queremos solidificar este conceito da Observanatura, que, além do birdwatching (observação de aves), é também uma mostra de actividades de turismo na natureza e que projecta a RNES”, disse, assegurando que tem sido fácil dialogar com os principais operadores turísticos da região.

Uma ideia corroborada pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que salientou o empenhamento da autarquia em “promover o aproveitamento das potencialidades turísticas da região e em valorizar um património que tem estado esquecido”.


Fonte: LUSA
Foto: Rui Gaudêncio

2 comentários:

Enviar um comentário