segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cortes orçamentais ameaçam vida selvagem na Escócia


    O combate às espécies invasoras e a protecção do esquilo-vermelho, águia-pesqueira ou castor – espécies raras e ameaçadas na Escócia – podem estar em perigo por causa dos cortes orçamentais de, pelo menos, 20% na agência de conservação da natureza escocesa em favor de outras prioridades políticas.
Segundo avança hoje o jornal The Guardian, em 2011 a agência Scottish Natural Heritage (SNH) já sofreu um corte de 10% no seu orçamento. “Se cortarmos ainda mais agora não estaremos a investir no futuro. Isto terá um grande impacto negativo”, disse fonte da SNH ao jornal.

A agência receia não conseguir cumprir as suas obrigações legais na área do Ambiente, levando-a aos tribunais europeus por violação das directivas Aves e Habitats.

Por enquanto ainda não se sabe quais serão os programas de conservação a suspender mas a SNH está preocupada com 22 espécies de animais e plantas já ameaçadas.

O The Guardian adianta que a agência já decidiu deixar de financiar o programa de reintrodução da águia pequeira na Escócia, assim que terminar daqui a um ano. Outro programa que se arrisca a não ter continuação, assim que terminar, é a libertação de castores, projecto a decorrer em Knapdale. A agência também está a rever o financiamento do plano para conservar a última grande população de esquilo-vermelho, que terminará em Abril.

"Funcionar com um orçamento reduzido vai afectar tudo aquilo que conseguimos fazer enquanto organização", comentou um porta-voz da agência. "Assim como outros organismos públicos, precisaremos de nos concentrar nas maiores prioridades, onde poderemos fazer mais a diferença e conseguir mais benefícios", acrescentou.

Sondagens recentes revelaram que o esquilo-vermelho é considerado um símbolo da Escócia, numa altura em que a espécie está quase extinta em Inglaterra.

Fonte: Público


0 comentários:

Enviar um comentário