quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Autoridades suspeitam de crime de incêndio em Parque Chileno


    Autoridades suspeitam de crime no incêndio no Parque Torres del Paine (Chile)
     Em apenas uma semana arderam mais de 40.000 hectares de vegetação no Sul do Chile. As autoridades, que decidiram nesta terça-feira reabrir parcialmente o Parque Nacional Torres del Paine, suspeitam de actos criminosos na origem desta vaga de incêndios.
De momento há 51 incêndios florestais no Chile: 20 activos, 24 controlados e sete extintos, segundo um balanço apresentado ontem à noite pelo director nacional do Departamento Nacional de Emergências (Onemi), Vicente Núñez. Mais de 1800 bombeiros, guardaparques e militares, apoiados por helicópteros, lutaram ontem contra as chamas.

As regiões mais afectadas são Maule, na região de Cauquenes, e Biobío, esta última com 24.800 hectares destruídos. A área mais atingida é Pichiqueime, com 22.500 hectares queimados. Cerca de 500 pessoas foram retiradas da região e um homem de 75 anos morreu depois de se ter recusado a abandonar a sua casa.

“O Onemi enviou ontem para a região camas, colchões, mantas, água, rações alimentares para os homens que combatem os incêndios e para os desalojados”, segundo um comunicado daquele organismo do Ministério do Interior chileno. Hoje, as autoridades vão reforçar as brigadas florestais do Exército, bombeiros e maquinaria pesada.

O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, falou ontem da “probabilidade de uma causa intencional” no incêndio na região de Biobio. As suas suspeitas vão ao encontro das desconfianças do autarca desta zona, Victor Lobos, que disse ter recebido informações prestadas por guardaparques, segundo os quais o incêndio “começou em oito pontos simultâneos, o que nos leva a pensar numa intenção”.

Torres del Paine reaberto parcialmente

Na região de Magallanes, na Patagónia, o incêndio no Parque Nacional Torres del Paine já consumiu 14.504 hectares. “Ontem [dia 2 de Janeiro] registámos ventos fortes, com algumas rajadas na ordem dos 100 quilómetros/hora, o que gerou pequenos focos de reactivação. Mas durante o dia de hoje [dia 3 de Janeiro] a situação voltou ao normal e mantêm-se quatro dos seis focos de incêndio”, acrescentou Vicente Núñez.

Ontem, as autoridades decidiram reabrir parcialmente o Parque Nacional Torres del Paine, santuário de glaciares, lagos e floresta. “De acordo com as inspecções realizadas durante as últimas 48 horas pelos responsáveis decidimos abrir parcialmente o parque”, disse Núñez. Isto significa “habilitar cerca de 100 mil hectares dos 240 mil totais, o que constitui 80% do potencial turístico do parque”.

No sábado, um turista israelita de 23 anos, Rotem Singer, foi apontado como o presumível autor do incêndio em Torres del Paine, por negligência. De momento, o homem está em liberdade condicional até ao fim do inquérito policial.
Fonte: Helena Geraldes/Público
Foto: Stringer/Reuters




0 comentários:

Enviar um comentário