Os vigilantes da natureza dos Açores começaram nesta terça-feira a receber formação especializada para iniciar a campanha de censo dos morcegos no arquipélago, cuja população tem vindo a diminuir.
“Pretendemos conhecer exactamente a real dimensão de uma espécie emblemática, a Nyctalus azoreum, ou morcego-dos-Açores, que é a única espécie de mamífero endémica da região”, afirmou João Bettencourt, director regional do Ambiente, em declarações à Lusa.
João Bettencourt salientou que os morcegos já foram alvo de um estudo realizado há mais de uma década no arquipélago, cujos resultados indicavam que a população desta espécie “estava a diminuir”.
“Das quatro espécies de morcegos registadas nos Açores, pensa-se que devem existir actualmente apenas duas espécies, o morcego-dos-Açores e o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis)”, salientou o director regional do Ambiente.
O acompanhamento e o censo da população de morcegos são “fundamentais” para compreender a “aparente regressão e vulnerabilidade destas espécies” e eventualmente tentar “reverter” este decréscimo populacional.
Durante a acção de formação, que se prolongará até ao final da semana, os vigilantes da natureza ficarão a saber como identificar as espécies e quais as suas características morfológicas. Uma das acções previstas é uma saída de campo, durante a qual será efectuado o “registo de vocalizações” dos morcegos, prevendo-se que os censos tenham início a partir de Abril.
Este projecto está integrado nas celebrações do Ano Internacional do Morcego.
Fonte: PUBLICO.PT
0 comentários:
Enviar um comentário