quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Floresta - O futuro começa hoje

    Artistas e Ambientalistas - O futuro começa hoje

        Neste Dia Mundial da Floresta devemos refletir sobre o que se tem vindo a passar no planeta Terra. Devemos olhar para os bons exemplos e segui-los para a construção de um futuro melhor.
À nossa volta existem personalidades que fazem uso do seu mediatismo e dos meios sociais, para trazerem um pouco de ar fresco a esta sociedade tão poluída.


Um desses casos, é a atriz, Sophia Bush. Ficou conhecida como Brooke Davis, na série “One Tree Hill” e já realizou inúmeras ações ambientalistas. Em entrevista à revista Zooey Magazine, a atriz revelou: “Quando era pequena eu pedia à minha mãe para ir apanhar o lixo na praia com os meus amigos, e ela dizia-me: «Querida, não acho que os teus amigos queiram ir apanhar lixo na praia a um sábado à tarde». Eu sempre me importei com estas questões sociais. E agora que eu realmente posso ter voz na sociedade, eu utilizo os meios de comunicação para influenciar os jovens a terem uma atitude ativa.”

Esta foi uma atitude que começou desde muito cedo, devido à educação que os seus pais lhe deram, inspirada na história de Martin Luther King Jr. Hoje em dia, ela está disposta a batalhar pelos seus objetivos: “Todos nós temos o mesmo sangue. Temos esperanças, sonhos, medos, desejos. Todos nós vivemos no mesmo planeta, todos nós temos de cuidar dele e cuidar uns dos outros. E podemos ter a bondade de fazer isso todos os dias, lutando contra a desigualdade e contra a injustiça. Temos de ter consciência das nossas escolhas”, reflete Sophia.

Para além dela, outras estrelas de Hollywood têm vindo a desenvolver esta consciência humanitária, como é o caso de Leonardo DiCaprio.

O ator foi responsável pelo documentário “The 11th Hour”, que tem o aquecimento global como tema principal. Questionado sobre este projeto, DiCaprio afirmou: “Este é um problema de direitos humanos, não é apenas para nós e para os nossos filhos. O maior objetivo do filme foi conectar a natureza com a atividade humana, a forma como vivemos e quem somos”.

O casal Brad Pitt e Angelina Jolie, são também personalidades influentes no mundo ativista. Para além de ser embaixadora da ONU, a atriz, juntamente com o seu marido, proporcionou a construção de 20 casas baseadas em critérios de construção sustentável, que foram utilizadas pela organização Make It Right que financia moradias para as vítimas do furacão Katrina, em Nova Orleans.


Ian Somerhalder conhecido como Damon em “The Vampire Diaries”, criou uma fundação para a defesa dos direitos dos animais. O ator criou uma petição e em apenas um dia conseguiu cerca de 4.500 pessoas que aderiram à apresentação da British Columbia para reformular as leis contra a crueldade animal.

Paul McCartney é um dos maiores divulgadores da campanha Monday’s Free (Segunda Sem Carne), incentivando as pessoas a deixarem de comer carne, pelo menos uma vez por semana.

A modelo, Gisele Bündchen é embaixadora da Boa Vontade através do Programa  das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e é responsável pela defesa do ambiente em algumas zonas do Brasil.


Estas personalidades são artistas e são acima de tudo seres humanos preocupados em marcar pela diferença, em realizar uma mudança que vá contribuir para um mundo melhor. Tal como diria Gandhi: “Be the change you want to see in the world” – “Sê a mudança que queres ver no mundo”.

Fonte: MYSTAR

0 comentários:

Enviar um comentário