quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cágados nativos nascidos em cativeiro libertados


   Ria Formosa: Cágados nativos nascidos em cativeiro libertados hoje na natureza numa ação pioneira em Portugal
   São hoje libertados na Ria Formosa 40 cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) nascidos em cativeiro. A ação, pioneira em Portugal, pretende reforçar as populações locais da espécie e enquadra-se no Projeto LIFE + Trachemys, que tem como obvjectivo promover a conservação dos cágados autóctones através da sua reprodução em cativeiro e teste de metodologias de erradicação da tartaruga da Flórida (Trachemys scripta), uma espécies invasora.
Em comunicado, é explicado que, no âmbito do trabalho de campo do projeto financiado pela Comissão Europeia, foram localizadas, em quatro lagoas situadas na zona de Almancil (Loulé), quatro fêmeas grávidas do cágado autóctone classificado como “Em Perigo”. 

Dada a reduzida taxa de sobrevivência da espécie nos primeiros anos de vida, foi decidido recolher os seus ovos, mantê-los até à eclosão, e alimentar as crias resultantes até que atingissem a idade de dois anos, de modo a aumentar a sua probabilidade de sobrevivência nessa fase crítica.

Após as posturas, as fêmeas foram devolvidas ao habitat natural nos locais onde foram capturadas em 2011, tendo agora chegado o momento de soltar os primeiros quarenta do total de 73 animais nascidos em cativeiro, que representam já um acréscimo de 1/3 da população existente nas lagoas de origem dos progenitores – São Lourenço, Quinta do Lago Sul, Dunas Douradas e Garrão.

O Projeto LIFE + Trachemys resulta de uma parceira transfronteiriça entre o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, o Parque Biológico de Gaia e a Associação ALDEIA/RIAS, e as entidades espanholas Generalitat Valenciana e Vaersa.

Fonte: Projeto LIFE + Trachemys – Comunicado de Imprensa

0 comentários:

Enviar um comentário