quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lince-ibérico: falta de informação prestada aos vigilantes da natureza


   O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) deu nota do avistamento de um lince-ibérico (Lynx pardinus), em Vila Nova de Milfontes. Desde 2010 que não era avistado um exemplar desta espécie em vias de extinção em Portugal.

O animal, proveniente do estado espanhol, foi fotografado em território nacional a mais de 250 quilómetros do local do seu último avistamento. A informação foi relatada a 6 de junho, sete dias após o mesmo ter sido fotografado, e foi adiantado que o mesmo animal tinha já sido avistado pela primeira vez a 8 de maio.

Após o primeiro avistamento seguiu-se a monotorização do terreno, a montagem de novas câmaras com o apoio da equipa ad Junta ad Andaluzia que coordena o projeto de conservação LIFE Iberlince, utilizando equipamento da Iberlinx (a plataforma portuguesa de conservação do lince-ibérico). No entanto os vigilantes da Natureza durante todo este tempo não foram informados.
A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza deu conta que os vigilantes apenas tomaram conhecimento deste avistamento através da comunicação social, referindo que os responsáveis do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) esconderam a informação às suas Equipas de Vigilância, Fiscalização e Monitorização. Esta sonegação da informação é claramente contraproducente para a conservação do lince-ibérico.

O governo tem desprestigiado a profissão de Vigilantes da Natureza e recusa-se a recrutar mais profissionais necessários para salvaguardar a proteção da natureza e da biodiversidade, assim como a integridade das áreas protegidas. Os Vigilantes da Natureza são profissionais que sempre estiveram envolvidos nas operações de proteção do lince-ibérico e são uma peça essencial na sua deteção e proteção pelo que é completamente incompreensível a falta de comunicação verificada que coloca em causa o bom funcionamento dos serviços de proteção da natureza e em concreto do lince-ibérico.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, as seguintes perguntas:

1. Por que motivo os vigilantes da Natureza não foram informados do avistamento do lince-ibérico?

2. Que medidas vai o Ministério tomar para garantir a deteção e proteção do lince-ibérico em particular, e das áreas protegidas e da biodiversidade em geral, nomeadamente no que se refere à contratação de profissionais de proteção da natureza e de dotação das condições necessárias às suas operações?

Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

0 comentários:

Enviar um comentário