terça-feira, 11 de junho de 2013

Celebração dos 250 anos do nascimento de Andrada e Silva


    Celebram-se esta semana os 250 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como patriarca da Independência do Brasil e o primeiro florestal e ecologista português.
José Bonifácio nasceu em Santos (Brasil) no ano de 1763 e aos 20 anos veio estudar para a Universidade de Coimbra. Após uma viagem de estudo de 10 anos pela Europa, a mando do Governo Português, exerceu diversas funções em Portugal, nomeadamente deu início à reflorestação do país.
Voltou ao Brasil em 1819, com 56 anos, e foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros. Em 1838, José Bonifácio morreu na sua casa, no Rio de Janeiro.
Para comemorar a data, o Parque Biológico de Gaia, o Consulado-geral do Brasil no Porto e da RTP, organizam uma sessão comemorativa no Sábado, 15 de Junho de 2013, a partir das 16 horas, que inclui a projeção em estreia nacional do documentário “José Bonifácio”, produzido e realizado por Francisco Manso para a RTP, com o apoio do Parque Biológico de Gaia e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a colaboração do Centro de Ecologia Aplicada “Professor Baeta Neves”, da Academia das Ciências de Lisboa e da Universidade de Coimbra.
Fonte: Nuno Gomes Oliveira/Parque Biológico de Gaia

0 comentários:

Enviar um comentário