quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vigilantes da Natureza restituem cágado-mediterrânico ao seu habitat natural


Os Vigilantes da Natureza a exercer funções no Parque Natural de Sintra-Cascais recolheram um cágado-mediterrânico ou cágado-comum (Mauremys leprosa) que se deslocava numa área urbana fora da área protegida, correndo grande risco de ser atropelado e com poucas possibilidades de sobreviver devido à ausência de habitat apropriado para a espécie. Desconhece-se a proveniência do cágado.

Ao ser examinado verificou-se que se encontrava em boas condições físicas, tendo-se atestado que o corpo e a carapaça têm uma coloração onde predomina o castanho. O pescoço e as patas anteriores apresentam uma série de linhas alaranjadas e que em ambos os lados da cabeça apresenta uma mancha arredondada de cor laranja, a face ventral é plana, o que indica que é uma fêmea, possuindo uma coloração esverdeada com manchas pretas distribuídas simetricamente de um e de outro lado da linha central.

O cágado-mediterrânico foi libertado numa das lagoas existentes na área protegida onde existem vários exemplares da mesma espécie.


APGVN 

0 comentários:

Enviar um comentário