segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Vale Glaciar do Zêzere candidato a «Maravilha Natural de Portugal»

A Câmara Municipal de Manteigas apresentou a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, à eleição das «7 Maravilhas Naturais de Portugal». Classificado como Rede Natura 2000, o Vale Glaciar nasce na Nave de Santo António e estende-se ao longo de 13 km até Manteigas, o que faz dele um dos mais extensos da Europa.

Em forma de U, possui «belezas geológicas inigualáveis, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros Magro, Gordo e Raso (situados a 1928 m de altitude), e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico», adianta a autarquia em comunicado. É também um local de pastorícia, cujas marcas são as levadas e as cortes, locais de abrigo para pastores e rebanhos construídos em granito nas encostas.

A zona, integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, falhou a candidatura a Património Natural da UNESCO, mas a autarquia acredita que tem potencial para esta classificação. A lista dos candidatos inclui cerca de 800 sítios por todo o país e ilhas, sendo que os 21 finalistas (três por cada categoria) terão de ser escolhidos até 7 de Março de 2010 e postos a votação pública até 7 de Setembro. A iniciativa destina-se a eleger os sete monumentos naturais com «um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais».

Fonte: Ambiente online

1 comentários:

Enviar um comentário