quinta-feira, 18 de março de 2010

Alto Alentejo vai reciclar mais do dobro de Lisboa e Porto

O sistema de tratamento de resíduos urbanos da Valnor, em Portalegre, dispõe de uma tecnologia inovadora que vai permitir reciclar mais de 50 por cento dos resíduos, o contribuirá para que o distrito ultrapasse largamente as taxas de reciclagem obtidas em Lisboa ou no Porto, explica a associação ambientalista Quercus, em comunicado. As instalações serão amanhã visitadas pelo secretário de Estado do Ambiente.

A tecnologia disponível naquela unidade consiste no Tratamento Mecânico e Biológico, isto é, “um processo que permite a separação para reciclagem de grandes quantidades de plásticos, metais, vidros e cartão, através do tratamento mecânico e transformação de resíduos orgânicos em composto, através do tratamento biológico por compostagem”, precisa a Quercus. A associação afirma, ainda, que tanto Lisboa como Porto, “que apostaram, há cerca de uma década, na incineração não ultrapassam os 20 por cento de reciclagem”.

Desta forma, a associação aplaude a visita que terá lugar amanhã mas “lamenta que a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, apesar da sugestão da Quercus, não participe também neste evento”, no sentido de ficar sensibilizada para instalar esta tecnologia em outras unidades em vez de aterros ou incineradores.

“A Quercus espera que o ministério aplique os conhecimentos que vai adquirir e exija que no novo sistema de gestão de resíduos urbanos, a criar pela fusão entre a Valorsul e a Resioeste, o qual será de longe o maior do país, seja obrigatória a introdução da tecnologia de TMB para os resíduos da região do Oeste, em vez de serem enterrados ou incinerados como está previsto”, lê-se no comunicado.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário