quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comissão denuncia nova descarga poluente para a ribeira dos Milagres

A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou hoje para uma nova descarga poluente, durante a madrugada, na Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria.

Esta manhã, a ribeira apresentava "espuma abundante" e "cheiro característico das suiniculturas", informou o porta-voz da comissão, Rui Crespo.

A descarga foi já denunciada à GNR

Rui Crespo afirmou que esta descarga assume semelhanças com anteriores, dado ocorrer "à noite ou durante a madrugada" e sempre que "as condições meteorológicas apontam chuva", como foi o caso de ontem.

O responsável adiantou que as descargas para este curso de água continuam a ser frequentes, "mas são mais violentas quando as condições climatéricas indicam pluviosidade e, sobretudo, ao fim-de-semana".

"Agora, com as novas restrições, os suinicultores não têm outra forma se não lançar para a ribeira, porque os terrenos estão saturados", referiu, acrescentando que a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) Norte, no concelho de Leiria, "trata no máximo 280 metros cúbicos de efluentes por dia", quando a produção na região é superior.

Fonte da GNR confirmou a recepção da denúncia, assegurando que os militares "vão averiguar".

O presidente da Recilis, David Neves, lamenta a descarga mas escusou-se a fazer outros comentários.

Em Março, a Administração da Região Hidrográfica do Centro indeferiu a licença de utilização dos recursos hídricos para descarga de águas residuais à Recilis, entidade criada para resolver o problema dos efluentes suinícolas na bacia do rio Lis.

Esta situação motivou protestos dos suinicultores, que se concentraram na ETAR Norte, onde alegaram a incapacidade da estrutura em receber os efluentes.

Já este mês, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, afirmou que os suinicultores de forma individual podem recorrer ao espalhamento dos efluentes suinícolas nos solos, admitindo ainda a possibilidade de descarga para o meio hídrico.

Por outro lado, Humberto Rosa frisou que a ETAR Norte foi "sobrequipada para poder receber também efluente suinícola", mas, apesar de ter capacidade para receber 280 metros cúbicos de efluentes diários, "tem estado a receber muito abaixo disso".

A solução final para os efluentes produzidos na região de Leiria passa pela construção de uma estação de tratamento, o que deverá também resolver o problema das descargas na ribeira dos Milagres.

A estação, projectada para a freguesia de Amor, no concelho de Leiria, é uma obra da responsabilidade da Recilis e tem um custo previsto de 18 milhões de euros. Trata-se de um projecto que vai ter capacidade para tratar, diariamente, dois mil metros cúbicos de efluentes de suiniculturas e de outras explorações agropecuárias dos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Fonte: LUSA

3 comentários:

Enviar um comentário