domingo, 18 de abril de 2010

Países baleeiros vão aceitar compromisso na redução de capturas


Uma proposta de compromisso entre nações que capturam baleias e os países contrários a esta prática deverá ser apresentada em Junho na Comissão Baleeira Internacional, noticiou a BBC. As negociações sobre o tema decorrem em Washington e devem produzir um acordo na próxima semana.

O Japão parece aceitar a ideia de redução das suas capturas de baleias, embora continue a não aceitar o princípio da proibição. A Islândia é o país mais relutante dos três que prosseguem com capturas (o grupo inclui ainda Japão e Noruega). O núcleo dos adversários das capturas é liderado pela Austrália e Alemanha.

A Islândia matou mais de 200 baleias no ano passado, valor que corresponde a um significativo aumento. As negociações apontam para uma quota pouco superior a 100 animais, o que poderá ser aceite pelos islandeses, segundo a BBC. O Japão tem um programa dito "científico", mas há provas de que alguma carne de baleia acabou por ser vendida em restaurantes. Esta circunstância contribuiu para suavizar a posição japonesa.

O compromisso já está a ser definido como a "proposta da paz", permitindo reduzir o número anual de capturas sem proibir definitivamente a caça às baleias.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário