terça-feira, 18 de maio de 2010

Brigada do Mar vai limpar 45 quilómetros de costa na zona de Grândola


Os 45 quilómetros de costa do concelho alentejano de Grândola, entre Tróia e Melides, vão ficar mais limpos, depois de uma acção de limpeza que o movimento de cidadãos Brigada do Mar está a realizar.

O grupo de cidadãos que frequentam as praias do concelho de Grândola resolveu “meter mãos à obra”, após constatar “o enorme número de detritos que se encontra na costa”. No ano passado conseguiu limpar 30 quilómetros de areais.

A limpeza começa pelas praias mais a norte do concelho, em Tróia, sendo que no ano passado a Brigada do Mar não conseguiu chegar a Melides, objectivo que mantém este ano e que pensa ser possível de atingir.

“Encontrámos menos lixo este ano - o que acreditamos que tem a ver com o nosso trabalho e com a iniciativa Limpar Portugal -, o que quer dizer que conseguimos também mais rapidamente fazer mais quilómetros”, disse hoje o coordenador da Brigada do Mar, Simão Acciaioli.

Frigoríficos e medicamentos estão entre o lixo recolhido

Até domingo, os voluntários, que já começaram a limpeza há uma semana, vão ajudar a tornar 45 quilómetros de costa alentejana mais bonita e limpa.

Até agora, a Brigada do Mar já recolheu frigoríficos, medicamentos e também animais mortos, como uma tartaruga e um cão.

O destino a dar a todos os detritos recolhidos é uma preocupação do movimento, que encaminha, por exemplo, os vidros para a Empresa Intermunicipal Ambilital - Investimentos Ambientais no Alentejo, entidade responsável pela reciclagem na região.

O lixo recolhido em sacos é depois transportado pela Câmara Municipal de Grândola para os locais próprios, dependendo o tratamento do tipo de detrito.

“Em sítios que estavam cheios de lixo antes de por lá passarmos, ontem vimos lá famílias a apanhar sol”, relatou, referindo que para a equipa de voluntários, “isso é muito importante”.

“Aqui o importante é incentivar as pessoas a agirem”, sublinhou o coordenador da Brigada do Mar, que avançou que o número de voluntários tem variado de dia para dia, dependendo da disponibilidade de cada um. Há pessoas que tiram férias, outros conseguem ser dispensados do trabalho por um ou dois dias para participar e há também quem seja do concelho de Grândola e que tenha aproveitado para colaborar.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário