sábado, 8 de maio de 2010

Mariza e Pauleta embaixadores das 7 Maravilhas Naturais

Escolha das duas figuras de topo deveu-se à sua ligação com a natureza e ao facto de se encaixarem nos ideais do projecto

O ex-futebolista açoriano Pauleta e a cantora Mariza foram ontem apresentados como os embaixadores das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, no interior de um dos poucos vulcões subterrâneos visitáveis do mundo. O Algar do Carvão, situado na ilha Terceira, é um dos 21 finalistas a concurso.

Uma cerimónia rápida devido às condições climatéricas adversas e ao estado de humidade próprio da cavidade vulcânica, mas que ainda assim transpirou charme, reforçado pela presença das duas personalidades que levam o nome de Portugal além-fronteiras.

Mas porquê Pauleta e Mariza? Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal, explica que procuraram "duas figuras de topo da sociedade portuguesa que representassem muito bem os ideais deste projecto e que, de alguma maneira, tivessem uma relação natural com a natureza". "O Pauleta é açoriano e sabe bem o que é lidar com prados lindos, lagoas espectaculares, golfinhos e baleias, a Mariza, apesar de mais urbana, é moçambicana, visita muito o país e entende muito bem o que é a preservação da natureza." No fundo, foi também uma forma de fundir duas das grandes paixões do País: o futebol e a música.

Pauleta e Mariza revelaram orgulho em participar neste projecto para que, como frisou a diva do fado, "a beleza de Portugal seja conhecida não só no País, mas mundialmente. Se a magia do fado ajudar nisso, então contem comigo".

Para Pauleta, o trabalho como embaixador, decorrente do estatuto dos Açores de Região Europeia do Ano 2010, é tão natural como ter uma bola nos pés. Sobretudo, porque sempre se habituou "a ver e a preservar a natureza", preocupação que em seu entender "devia ser de todos". E é esse o objectivo do projecto: sublinhar a importância da divulgação e preservação do património natural português.

O Secretário Regional da Economia, anfitrião do evento, enfatizou a aposta do Governo açoriano em políticas que promovam o património natural, gerando "desenvolvimento para os Açores". Vasco Cordeiro lembrou que os Açores foram recentemente considerados como o segundo melhor local do mundo para a prática do turismo sustentável pela Revista Nacional Geographic Traveler.

Há 21 candidatos que vão competir na final das Sete Maravilhas Naturais, que serão conhecidas a 11 de Setembro junto à lagoa das Sete Cidades, em São Miguel. Cinco são dos Açores: a paisagem vulcânica da ilha do Pico (categoria Grandes Relevos); o Algar do Carvão, na Terceira; e furna do Enxofre, na Graciosa (Grutas e Cavernas); a lagoa das Sete Cidades, em São Miguel (Zonas Aquáticas Não Marinhas), e a lagoa do Fogo, em São Miguel (Zonas Protegidas).

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário