sábado, 8 de maio de 2010

“Os Verdes” questionam dois ministérios sobre abate de plátanos em Azeitão


O partido ecologista “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um pedido de esclarecimentos aos ministérios do Ambiente e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o abate de plátanos centenários em Azeitão, foi hoje revelado.

O partido, pela voz do deputado José Luís Ferreira, quer saber se os ministérios e se o Parque Natural da Arrábida tinham, ou não, conhecimento do abate de cerca de 20 árvores, pela Estradas de Portugal (EP), na Estrada Nacional 10 e dentro do Parque Natural da Arrábida.

Segundo explica a EP, o abate surgiu na sequência de um acidente de viação a 5 de Março do ano passado, provocado pela queda de um ramo de um dos plátanos. A empresa refere uma carta enviada pela Protecção Civil Municipal, assinada pelo comandante dos Bombeiros Sapadores, onde era solicitada uma "avaliação conducente ao desbaste, ou eventualmente, ao abate dos plátanos".

Mas a população local não encontra motivos para o abate das árvores e, segundo o vereador responsável pelos Espaços Verdes da Câmara de Setúbal, a EP teve uma intervenção excessiva, conta o partido, em comunicado. Apenas um plátano estaria doente e a poda seria suficiente para garantir a segurança rodoviária.

O partido quer agora saber se a EP elaborou algum relatório técnico que sustente o estado de fragilidade das árvores e se estão previstos outros abates naquela estrada. Além disso, pede esclarecimentos sobre a não articulação do abate com a Junta de Freguesia de S. Lourenço e com a Câmara de Setúbal.

A câmara pediu uma reunião de urgência à EP, mas pondera avançar com uma queixa. A presidente da Junta de Freguesia de São Lourenço apresentou já queixa na GNR.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário