terça-feira, 18 de maio de 2010

Tejo Vivo garante financiamento de 500 000 € para valorizar territórios ribeirinhos


Associação pretende combater o êxodo rural e o abandono da actividade agro-florestal e estimular a fixação da população, em particular da mais jovem.

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) aprovou, na semana passada, um financiamento de 500 mil euros para a primeira fase do Tejo Vivo - Rede para a Revalorização dos Territórios Vinculados ao Tejo. O projecto envolve 16 organizações de desenvolvimento local de uma área que se estende da Castilla espanhola até ao Ribatejo português.

A iniciativa, coordenada em Portugal pela Tagus - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, pretende desenvolver uma estratégia inovadora e sustentável que "contribua para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental dos territórios e os afirme, através da criação de uma marca, como um destino turístico consolidado".

O convénio de cooperação para o desenvolvimento do Tejo Vivo foi celebrado em Dezembro e envolve oito entidades de desenvolvimento local portuguesas (agregam 44 municípios) e outras tantas espanholas, abrangendo as regiões de Castilla-La Mancha, Extremadura, Madrid, Beira Baixa e Ribatejo. Para começar a delinear a marca e promover o Tejo como destino turístico estão previstos seminários, workshops e festivais musicais, culturais e desportivos. Os promotores esperam que o projecto venha a ter impactos significativos no desenvolvimento rural de boa parte dos municípios situados ao longo dos 1008 quilómetros do Tejo.

Criada em 1993, como associação de direito privado sem fins lucrativos, a Tagus surgiu com o objectivo de criar e aplicar uma estratégia para o desenvolvimento local dos municípios do Norte do Ribatejo, aproveitando as suas potencialidades e melhorando as condições de vida das populações residentes. Além de combater o êxodo rural, a associação tem como objectivos estimular a fixação da população, em particular da mais jovem, reforçar o complemento de rendimento familiar proveniente das explorações agrícolas e florestais, facilitar o escoamento das produções locais e incentivar a investigação e desenvolvimento de novos produtos.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário