domingo, 18 de julho de 2010

Comportamento animal: Gorilas também brincam à apanhada


Os jogos entre os jovens gorilas servem para testar os limites de comportamento dentro do seu grupo social.

Uma equipa de cientistas britânicos, holandeses e alemães descobriram que os gorilas juvenis também brincam à apanhada, quase da mesma maneira que as crianças humanas.

Após estudar imagens de vídeo gravadas em zoológicos, os cientistas constataram que os gorilas tocam em um companheiro e logo fogem, quando o outro começa a correr atrás deles. A pesquisa, divulgada na publicação especializada Biology Letters, sugere que os primatas testam os limites de comportamento aceitável dentro do seu grupo social.

"Isso mostra uma grande semelhança como jogo da apanhada das crianças," diz Marina Davila Ross, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra.

"Não podemos dizer que é exactamente igual, porque os jogos envolvem regras e os indivíduos precisam estar cientes dessas regras, mas o comportamento é semelhante. E este jogo, em que o perseguido é, depois, o perseguidor, demonstra que os gorilas são capazes de mudar o seu comportamento em situações de desvantagem."

Os cientistas assistiram a vídeos de gorilas brincando, gravados durante três anos em cinco jardins zoológicos.

Marina Davila Ross, que realizou a pesquisa com cientistas da Free University de Amesterdão, na Holanda, e da Universidade de Medicina Veterinária de Hanôver, na Alemanha, disse à BBC News que a equipa identificou exemplos desse comportamento em 86 ocasiões diferentes.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário