quinta-feira, 19 de agosto de 2010

2010 está a ser o ano mais quente desde que há registos

O ano de 2010 continua a bater recordes de temperatura. Segundo o centro de dados do clima do National Oceanographic and Atmospheric Agency dos Estados Unidos (NOAA), o mês de Julho foi o segundo mais quente desde que há registos, logo a seguir ao Julho de 1998, considerando a média das temperaturas terrestres e oceânicas.

Outro dado significativo é este: feitas as médias dos primeiros seis meses do ano, 2010 surge no topo da escala, como o ano mais quente de sempre desde que há registos sistemáticos. Ou seja, desde 1880. Ainda faltam outros seis meses para o ano terminar, mas esta já é, nesta altura, uma marca a levar em consideração.

Julho registou uma temperatura média - considerando as médias em terra e nos oceanos - de 16,5 graus Celsius, situando-se 0,66 graus acima da média observada no século XX, que foi de 15,8 graus Celsius. Julho de 1998 registou também uma média de temperatura de 16,5 graus Celsius.

Considerando apenas as temperaturas terrestres, Julho continua a bater recordes, com mais 1,03 graus Celsius do que a média observada para este mês no século XX.

Na Finlândia, o dia 29 de Julho registou uns nunca vistos por ali 37, 2 graus e a Rússia Ocidental viveu uma onda de calor inédita. Moscovo também teve o recorde absoluto de temperatura máxima quando o termómetro marcou 39 graus no dia 30 do mês passado.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário