sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Governo diz que está a “fazer tudo” para o combate aos incêndios

O ministro da Administração Interna garantiu hoje que o Governo “está a fazer tudo” o que é possível para combater os incêndios florestais e anunciou a contratação de mais dois meios aéreos para reforçar o dispositivo.

Num balanço da operação de combate aos incêndios, no final da reunião do conselho de ministros, Rui Pereira anunciou que “dentro de dias” estarão ao serviço do combate a incêndios dois meios aéreos que pertencem a particulares, um helicóptero Kamov e um outro helicóptero pesado.

O ministro remeteu para a Autoridade Nacional de Proteção Civil mais pormenores sobre a aquisição daqueles dois meios, os “únicos que ainda havia no mercado”.

Rui Pereira garantiu que o Governo “está a fazer tudo” o que é possível para combater os fogos florestais e disse registar a “grande unidade e solidariedade” entre todas as entidades, como autarcas, governos civis e órgãos de polícia nos teatros de operações.

“E queria fazer um apelo para que continue a ser assim, temos que remar todos no mesmo sentido”, afirmou Rui Pereira, depois de ser questionado sobre as críticas feitas por alguns autarcas relativamente à falta de meios ou descoordenação.

“Neste momento, nós temos, para além dos bombeiros voluntários, que são essenciais, bombeiros profissionais, a força especial de bombeiros que já conta com mais de 250 elementos, temos as equipas de intervenção permanente, mais de 120 em concelhos de maior perigosidade”, sublinhou.

“Na parte que se refere ao dispositivo, à capacidade de resposta, nós temos feito tudo, na parte que respeita às condições climatéricas, naturalmente elas são incontroláveis e é a esse propósito que eu falo de um ano particularmente adverso”, acrescentou.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário