domingo, 15 de agosto de 2010

Incêndios na Serra da Estrela e Mata do Cabril já estão dominados

O fogo que lavrava desde a madrugada de quarta-feira no Parque Natural da Serra da Estrela foi dado como controlado, bem como o incêndio na Mata do Cabril, informa a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio activo desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira no Parque Natural da Serra da Estrela foi hoje dado como dominado por volta das 18h00. O fogo deflagrou na Aldeia da Serra, no concelho de Seia, e na altura em que foi controlado era combatido por 269 bombeiros, auxiliados por 75 veículos e dois helicópteros.

Segundo a ANPC, o incêndio na Mata do Cabril, no concelho de Ponte da Barca, em área do Parque Nacional da Peneda Gerês também já foi dominado, cerca as 20h00. No local estão mais de 101 bombeiros, assistidos por 20 veículos, três helicópteros e dois aviões.

A Peneda-Gerês ainda tem um incêndio por controlar. Em Travanca, 173 bombeiros, apoiados por dois helicópteros e quatro aeronaves tentam combater o fogo que começou na manhã de terça-feira numa zona de mato, no concelho de Arcos de Valdevez.

Também no distrito de Viana do Castelo, na localidade de Outeiro, Valença, quase duas dezenas de efectivos tentam controlar um outro foco de incêndio. Ainda no mesmo distrito está activo um incêndio em Ponte de Lima, estando no terreno 17 forças especiais que tentam dominar as chamas.

Em Viseu, o fogo em São Pedro do Sul, na povoação de Agualva, obriga à presença de 182 operacionais. Para o local foram mobilizados 49 veículos, um helicóptero e dois aviões. No concelho de Mangualde, um outro incêndio em Abrunhosa-a-Velha é combatido por quase 60 bombeiros.

Vila Real tem três focos de incêndio activos. Em Boticas, 33 efectivos e nove veículos tentam controlar as chamas. Nos concelhos de Santa Marta de Penaguião e Sabrosa mais de 80 bombeiros tentam dominar outros dois fogos, que começaram ontem à tarde.

No Porto, um incêndio em Amarante, numa zona de mato, é combatido por 44 bombeiros e 12 viaturas.

Em Torres Vedras, na localidade de Maceira, às portas de Lisboa, 94 bombeiros, com o apoio de 25 viaturas, tentam apagar o fogo que começou a meio da tarde. Em Sintra, quase 50 efectivos tentam travar as chamas na Penha Longa.

Em Santarém, no lugar de Carvalheiro, concelho de Alcanena, 105 operacionais, 27 viaturas, um helicóptero e uma aeronave tentam pôr termo a um fogo que começou às 17h30.

Só este sábado, desde as 00h00 já deflagraram 380 incêndios.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário