domingo, 15 de agosto de 2010

Maré negra: Obama avisa que atraso nas indemnizações será “inaceitável”

O Presidente Barack Obama avisou hoje que qualquer atraso no pagamento das indemnizações às vítimas da maré negra no Golfo do México será “inaceitável”.

“Devemos fazer com que os pedidos sejam atendidos rapidamente porque muitas pessoas que perderam a sua única fonte de rendimento não têm os recursos necessários para esperar meses pelas indemnizações”, disse Obama durante uma visita a Panama City, na Florida, Sul dos Estados Unidos.

O Presidente esteve hoje com vários empresários e comerciantes que sofreram as consequências da maré negra, que começou em Abril, e declarou a abertura oficial das praias, já limpas.

Obama lembrou a criação de um fundo especial de 20 mil milhões de dólares (15,6 mil milhões de euros), acompanhado por um gestor independente, para o pagamento das indemnizações.

A visita do Presidente, a quinta à região desde o início da catástrofe, pretendeu apelar à recuperação da economia, nomeadamente do turismo, e do Ambiente na região afectada pela maré negra. “Não ficarei satisfeito enquanto o Ambiente não tiver sido recuperado, não importa quanto tempo isso durar”, disse aos jornalistas.

A BP está a terminar a perfuração de um poço de apoio para estancar definitivamente o poço Macondo, tapado provisoriamente há um mês, depois de ter libertado 4,9 milhões de barris de crude nas águas do Golfo do México.

A maré negra afectou os estados da Florida, Luisiana, Mississípi e Alabama.

Fonte:Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário