terça-feira, 10 de agosto de 2010

Obama garante que luta contra a fuga está “quase terminada”

A luta para selar a fuga de crude, na origem da maré negra no Golfo do México, está “quase terminada”, garantiu ontem o Presidente norte-americano, Barack Obama.

“Na semana passada ouvimos a notícia que estávamos à espera (...): o processo para impedir a fuga de crude, com a ajuda de uma cúpula de cimento, parece ter tido sucesso”, declarou o Presidente durante uma cerimónia para homenagear a equipa de futebol americano de Nova Orleães.

“A etapa final só vai acontecer mais para o final de Agosto, quando os poços de apoio estiverem terminados. Mas o que é evidente é que a batalha para estancar a fuga está quase terminada”, acrescentou o Presidente, numa rara manifestação de optimismo em relação a esta catástrofe, que pesa na sua presidência desde finais de Abril.

No entanto, Obama lembrou que “o trabalho continua” para limpar as costas do Golfo do México. “Prometi aos habitantes da costa do Golfo que me vou dedicar ao seu litoral, não apenas à cimentação do poço, até que os prejuízos (da maré negra) estejam reparados. E este é um compromisso que o meu Governo vai respeitar”, garantiu.

Encorajando os norte-americanos a relançar a economia do Golfo, Obama apelou ao consumo de produtos do mar daquela região. “Os americanos podem, com toda a confiança e segurança, apreciar de novo os produtos da pesca do Golfo. Nós vamos apreciá-los na Casa Branca”, prometeu o Presidente.

Perfuração de poços de apoio deverá terminar esta semana

O almirante da Guarda Costeira Thad Allen, responsável pelas operações de luta contra a maré negra, anunciou que a perfuração dos poços de apoio deverá estar concluída esta semana. “Estamos a menos de 30 metros da intercepção” do poço, explicou Allen aos jornalistas. “Estimamos que até ao final da semana consigamos atingir o poço principal e aí injectar cimento para o selar definitivamente”, acrescentou.

Ontem, a BP anunciou que a maré negra já lhe custou 6,1 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros). A empresa britânica revelou ter efectuado um primeiro pagamento de três mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) para o fundo de indemnização criado em meados de Junho pela administração Obama; o seu montante total deverá atingir os 20 mil milhões de dólares (15 mil milhões de euros).

Fonte AFP

0 comentários:

Enviar um comentário