quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tartarugas marinhas continuam a dar à costa no Algarve

Dezenas de tartarugas mortas continuam a dar à costa nas praias algarvias, um fenómeno para o qual os cientistas ainda não têm explicação.

Alguns animais vão ser enviados para análise para tentar identificar a causa do sucedido, mas o seu adiantado estado de decomposição está a dificultar a realização de necrópsias, explicou o director de ciência e educação do parque oceanográfico Zoomarine, Élio Vicente.

Desde o início de Agosto foram comunicados às autoridades 25 casos de cadáveres de tartarugas nas praias algarvias. O fenómeno parece estar por enquanto circunscrito sobretudo à faixa costeira entre Vila Real de Santo António e Vilamoura, com a zona de Monte Gordo a bater o recorde de casos registados.

Élio Vicente diz que pode nunca chegar a descobrir-se a origem das mortes. "Há um potencial risco de epidemia [entre os animais], mas muitas necrópsias acabam por revelar-se inconclusivas", afirmou.

Este responsável reitera o apelo aos banhistas para que não mexam nos cadáveres, que podem transportar consigo vírus, parasitas ou bactérias.

A remoção e o transporte dos exemplares mortos estão a ser feitos em conjunto com a Direcção-Geral de Veterinária.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário