segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vigilantes da Natureza recebem formação sobre morcegos

    Vigilantes da Natureza recebem formação para iniciar campanha de censo dos morcegos

    Os Vigilantes da Natureza dos Açores começaram no dia 27 de Março a receber formação especializada para iniciar a campanha de censo dos morcegos no arquipélago, cuja população tem vindo a diminuir e se estima que possa estar ameaçada.
“Pretendemos conhecer exatamente a real dimensão de uma espécie emblemática, a ‘Nyctalus azoreum’ ou morcego-dos-Açores, que é a única espécie de mamíferos endémica da região”, afirmou João Bettencourt, diretor regional do Ambiente, em declarações à Lusa.
João Bettencourt salientou que os morcegos já foram alvo de um estudo realizado há mais de uma década no arquipélago, cujos resultados indicavam que a população desta espécie “estava a diminuir”.
“Das quatro espécies de morcegos registadas nos Açores, pensa-se que devem existir atualmente apenas duas espécies, o morcego-dos-Açores e o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis)”, salientou o diretor regional do Ambiente.
Nesse sentido, frisou que o acompanhamento e o censo da população de morcegos são “fundamentais” para compreender a “aparente regressão e vulnerabilidade destas espécies” e eventualmente tentar “reverter” este decréscimo populacional.
Durante a ação de formação, que se prolongará até ao final da semana, os Vigilantes da Natureza ficarão a saber como identificar as espécies e quais as suas caraterísticas morfológicas.
Uma das ações previstas é uma saída de campo, durante a qual se será efetuado o “registo de vocalizações” dos morcegos, prevendo-se que os censos tenham início a partir de abril.
Este projeto está integrado nas celebrações do Ano Internacional do Morcego.
Fonte: RTP

0 comentários:

Enviar um comentário