Já foram conhecidas por Heres, (deusa que presidia as partilhas de heranças) por esta guardar um tesouro nestas Ilhas que se destina a um simples e feliz mortal. E durante alguns anos e envolvendo esta história mitológica e um mítico capitão Kid, pirata que saqueou embarcações mexicanas que transportavam um fabuloso tesouro... ► Ler mais
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Áreas Protegidas,
Artigos,
Artigos nacionais,
Notícias
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Arquivos de Imprensa,
Congressos,
Info. aos VNs,
Notícias,
Vigilantes da Natureza
I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Florestales e MedioAmbientales - Artigos de Imprensa relacionados !!
► Vigilantes da natureza querem mais elementos e formação - Diário XXI, Maio de 2008
► Guarda e vigilantes debatem "Natureza sem Fronteiras" - Diário XXI, Maio de 2008 ► Responsáveis pela natureza juntam-se em Idanha - Jornal Reconquista, Abril de 2008
► Vigilante da Natureza é profissão com futuro - Jornal Reconquista, Maio de 2008
► Congresso Ibérico reúne Guardas e Vigilantes da Natureza - Voz do Campo, Abril de 2008
► Vigilantes da Natureza em riscos de extinção - Radio Cova da Beira- Fundão, Maio de 2008
► Concluye el Congreso Hispano-Portugués de Vigilantes de la Naturaleza - AgestesFlorestales.es (Espanha), Maio de 2008
► Guardas florestais debatem cooperação transfronteiriça - Diário As Beiras Online, Maio de 2008
► I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza de Portugal e Espanha - Radio Cidade de Tomar, Março de 2008
Actividades,
Info. aos VNs,
Notícias,
Vigilantes da Natureza
Sean Willmore e Marcelo Segalerba em Portugal - A Educação ambiental com experiências de outros cantos do mundo!!
Sean Willmore e Marcelo Segalerba são dois dos Vigilantes da Natureza com maior notoriedade a nível mundial.
Sean Willmore é Australiano e tem dedicado os últimos anos da sua vida a percorrer os seis continentes na recolha de imagens sobre o trabalho dos Vigilantes da Natureza, editou recentemente o seu Filme/Documentário intitulado “The Thin Green Line”. Este documentário retrata o dia a dia dos Vigilantes da Natureza nos diferentes continentes, as suas dificuldades, a sua dedicação à Conservação da Natureza, o sacrifício da própria vida em prol da defesa das espécies, a união e identidade que existe entre todos os Vigilantes da Natureza espalhados pelo mundo.
Marcelo Segalerba tem nacionalidade Uruguaia, vive e desenvolve o seu trabalho na Amazónia Brasileira, tem-se dedicado à formação de Vigilantes da Natureza Indígenas e à defesa da Floresta da Amazónia.
A convite da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) Sean Willmore e Marcelo Segalerba deslocaram-se a Portugal para participar no I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales e Medioambientales, que se realizou em Idanha-a-Nova de 1 a 4 de Maio.
Aproveitando a sua presença em Portugal após a realização do I Congresso Ibérico, a APGVN promoveu conferências e apresentações no Agrupamento de Escolas de D. Fernando II, nomeadamente na EB1/JI da Portela de Sintra, na EB1/JI de São Pedro e na EB 2,3 de D. Fernando II e na Escola Secundária Maestro Jorge Peixinho no Montijo, na tentativa de sensibilizar e alertar as crianças e jovens para as temáticas que afectam o nosso planeta e deixando uma mensagem de que o futuro do planeta está nas mãos dos mais novos. Foi transmitido a toda a assistência a importância da existência de Vigilantes da Natureza, porque são eles que estão na primeira linha de defesa do nosso planeta, são eles que dão a vida pela salvaguarda da biodiversidade.
Assistiram às conferências destes ilustres visitantes ao nosso país mais de 400 alunos, entre os assistentes contavam-se alguns professores dedicados à causa da defesa do nosso planeta. 16.05.08
► Ver mais fotos
► Artigos de imprensa relacionados:
Alunos aprendem a vigiar a natureza-Jornal O Correio Digital 16.05.08
Congressos,
Info. aos VNs,
Notícias
Jornadas Burgalesas sobre Vigilância Internacional do Ambiente
O Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, Carlos Santos, esteve presente nas Jornadas Burgalesas (Espanha), em representação dos Vigilantes da Natureza. O colega Carlos interveio na Mesa Redonda que debateu a situação actual e perspectivas de futuro das profissões com competências na gestão e conservação da Natureza a nível mundial.
PROGRAMA - Síntese
EXPOSIÇÃO: duração aproximada. (entre e 12 e 20 de Abril) A Guardería Forestal na Província de Burgos, 130 anos de história:
LOCAL: Aula de Medio Ambiente de Caja-Burgos. Calle Arlanzón Nº 4 , (junto à estatua de CID)
Composição:
12 Painéis ilustrativos com imagens sobre o trabalho dos Agentes Forestales ao longo da história na província de Burgos. O antes e o depois da existência da profissão.
Sábado 19 de Abril: EXCURSÃO A ATAPUERCA
Jornada da Manhã 10:00 horas visita dos assistentes ao complexo arqueológico de Atapuerca.
Almoço no restaurante COMO SAPIENS de Atapuerca
Tarde, 17 horas.
Projecção: (DOCUMENTÁRIO) THE THIN GREEN LINE
18:30
PREMIOS: Entrega dos Prémios Guardabosques de Honra.
19:00 horas.
Mesa Redonda: sobre a situação actual e perspectivas de futuro das profissões com competências na gestão e conservação da natureza a nível mundial.
20:30 Debate.
21:30 Conclusões.
22:00 Cerimónia de Encerramento.
►Ver pequena reportagem das Jornadas Burgalesas
►Ver Conclusões destas Jornadas-Espanhol (formato .doc) actualizado em 16.05.08
domingo, 11 de maio de 2008
Congressos,
Info. aos VNs,
Notícias,
Vigilantes da Natureza
I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales e Medioambientales
O I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales e Medioambientales, decorreu durante os dias 1 a 4 de Maio de 2008, em Idanha-a-Nova.
No Congresso intitulado Natureza Sem Fronteiras, participaram 130 profissionais da vigilância e fiscalização da Natureza dos dois países ibéricos.
Neste evento realizado no centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova, foi debatida a implementação das Convenções Internacionais e Directivas Comunitárias, nomeadamente questões relacionadas com conservação de fauna e flora. Nos Projectos de Conservação da Natureza das Organizações Não Governamentais (ONG) foi realçado o importante contributo dos Vigilantes da Natureza na sua implementação. O desempenho dos Vigilantes da Natureza e dos Agentes Forestales e Medioambientales na Conservação e Investigação da Cabra-Montesa Ibérica, do Lobo e do Lince, no espaço transfronteiriço mereceu grande destaque. Foi evidenciada a importância da colaboração transfronteiriça, tendo sido apresentado como exemplo a experiência do Tejo/Tajo Internacional e do Gerês/ Xurés. >> Ler mais
Subscrever:
Mensagens (Atom)